O Peso na Vitrine: similaridade percebida, comportamento de aproximação e intenção de compra de consumidores de moda plus size

Authors

  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Francisco Vicente Sales Melo Universidade Federal do Ceará - UFC

Keywords:

Comportamento de consumo, moda plus size, varejo de vestuário

Abstract

Apesar da expansão da venda de roupas de tamanhos maiores, pouco ainda se sabe sobre a maneira na qual os indivíduos gordos (sobrepesos e obesos) respondem às estratégias deste mercado. Neste sentido, a presente pesquisa apresenta a avaliação dos consumidores gordos acerca dos ambientes de lojas de moda plus size, a partir de sua autoimagem e similaridade percebida. Para tanto, foi realizado um survey online com apresentação de três cenários reais para avaliação de 152 respondentes de 22 estados brasileiros e Distrito Federal. Os resultados indicaram que, apesar dos consumidores de moda plus size apresentarem boa aceitação ao ambiente de lojas de roupas considerado ideal, elas apresentam maior comportamento de aproximação e intenção de compras para os ambientes onde habitualmente encontram roupas de tamanhos maiores com mais facilidade, ainda que não sejam tão atrativas, que são as lojas de departamento e de confecções. Este estudo contribui para o marketing de empresas de varejo de vestuário plus size, pois ao melhorar e adequar suas vitrines aos padrões tidos como ideais por este tipo de consumidores, pode haver maior comportamento de aproximação e intenção de compra.

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Published

2020-06-27

How to Cite

Sousa Júnior, J. H. de, & Melo, F. V. S. (2020). O Peso na Vitrine: similaridade percebida, comportamento de aproximação e intenção de compra de consumidores de moda plus size. International Journal of Business Marketing, 5(1), 55–71. Retrieved from https://ijbmkt.emnuvens.com.br/ijbmkt/article/view/146

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